• Hub

From Flavio Bessa@4:801/188 to All on Thu Oct 23 11:38:16 2025
    Oi pessoal,

Compartilhando aqui o que aconteceu no Hub essa semana.

Ja tinha um tempo em que eu nao estava conseguindo acessar o Hub remotamente atraves do Google Remote Desktop, sempre me dava uma tela cinza, apesar das coisas estarem funcionando no piloto automatico.

No domingo consegui tempo pra tentar entender o que estava acontecendo: O client do Google Remote Desktop precisava ser atualizado, mas a versao do Debian nao aceitava aquela atualizacao, e o que era preciso fazer era ... atualizar o sistema operacional.

Nunca tive nada tao estavel no Linux que demandasse uma atualizacao de OS: Normalmente meus sistemas dao pau depois de um tempo e eu acabo tendo de reformatar e reinstalar.

Enfim, pra piorar as coisas do Debian 10 ja nao esta disponivel nos repositorios, entao o apt-get nao reconhecia mais nada... tive que suar pra colocar os repos do debian 11 e fazer o upgrade. Dei umas reboladas mas agora saiu tudo direitinho.

Nao tive coragem de emendar o upgrade pro 12 logo, vou esperar outro domingo chuvoso rs...

... There are three kinds of people: Those who can count, and those who can't

--- Mystic BBS v1.12 A48 (macOS/64)
    * Origin: Saturn's Orbit BBS - From Brazil to the World! (4:801/188)
  • From Ioram Sette@4:801/189 to Flavio Bessa on Sun Oct 26 08:24:00 2025
    Oi Flavio,

Enfim, pra piorar as coisas do Debian 10 ja nao esta disponivel nos repositorios, entao o apt-get nao reconhecia mais nada... tive que suar pra colocar os repos do debian 11 e fazer o upgrade. Dei umas reboladas mas agora saiu tudo direitinho.

Nao tive coragem de emendar o upgrade pro 12 logo, vou esperar outro domingo chuvoso rs...

Eita! Aproveita para automatizar isso... :)
    Em vez de instalar na mao, usa um playbook Ansible, por exemplo, para usar uma imagem pronta e instalar o que precisa... Pode versionar os arquivos no Github tamb‚m. Acho que vai facilitar essas atualiza‡”es.

[]'s,
    Ioram

*** THE READER V4.50 [freeware]

---
    * Origin: Brain Storm BBS * http://www.bsbbs.com.br * Recife,PE (4:801/189)
  • From Flavio Bessa@4:801/188 to Ioram Sette on Mon Oct 27 10:54:11 2025
    On 26 Oct 2025, Ioram Sette said the following...

Eita! Aproveita para automatizar isso... :)
    Em vez de instalar na mao, usa um playbook Ansible, por exemplo, para
    usar uma imagem pronta e instalar o que precisa... Pode versionar os arquivos no Github tamb‚m. Acho que vai facilitar essas atualiza‡”es.

Eh uma boa ideia, especialmente porque eu nao sei quando o Debian 11 vai se tornar obsoleto e vou ter que passar pelo mesmo problema... Vou ver como funciona isso.

... Some people have no idea what they're doing, and are really good at it!

--- Mystic BBS v1.12 A48 (macOS/64)
    * Origin: Saturn's Orbit BBS - From Brazil to the World! (4:801/188)
  • From Mauro Veiga@4:801/194 to FLAVIO BESSA on Thu Oct 30 12:33:00 2025
    Quoting Flavio Bessa to All <=-

No domingo consegui tempo pra tentar entender o que estava
    acontecendo: O client do Google Remote Desktop precisava ser
    atualizado, mas a versao do Debian nao aceitava aquela atualizacao, e
    o que era preciso fazer era ... atualizar o sistema operacional.

Nunca tive nada tao estavel no Linux que demandasse uma atualizacao de
    OS: Normalmente meus sistemas dao pau depois de um tempo e eu acabo
    tendo de reformatar e reinstalar.

Enfim, pra piorar as coisas do Debian 10 ja nao esta disponivel nos repositorios, entao o apt-get nao reconhecia mais nada... tive que
    suar pra colocar os repos do debian 11 e fazer o upgrade. Dei umas reboladas mas agora saiu tudo direitinho.

Putz! Por essas que mantenho distancia de Linux. Ta, sei que eh
    bom mas nao quero. :-P

... Linux ‚ o sistema do futuro. No futuro eu uso.
    ___ Blue Wave/DOS v2.30
    --- SBBSecho 3.06-Win32
    * Origin: Ninho do Abutre 2 - Rio de Janeiro, Brasil * (4:801/194)